segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Lendas Urbanas #4 - "A santa Compaña"

A "Santa Compaña"é uma lenda urbana espanhola, mais especificamente galega, que também pode ser encontrado em outros territórios da península Ibérica.
Reza a lenda que durante a noite e a madrugada , um conjunto de mortos(almas penadas),vestidos com túnica brancas, caminham, em linha reta por diversos locais.Cada alma carrega uma vela, deixando o cheiro de vela queimada pelo ar.
Essa procissão é encabeçada por um mortal que carrega uma cruz e água benta.Este mortal esta condenado a vagar todas as noites,até que morra de fome,frio ou cansaço, ou consiga encontrar outro mortal durante a madrugada,assim ele entrega a cruz para este outro,fazendo com ele comece a carregar a cruz em seu lugar.
O conjunto de almas caminham recitando diversas orações, cantando música fúnebres ou até mesmo tocando um sino.Ao longo do caminho todos os sons da floresta param, os gatos fogem aterrorizados e os cachorros anunciam a chegada da Santa Compaña  latindo.
Exitem versões em as almas carregam um caixão e que dentro do caixão esta o corpo da pessoa que esta vendo ela caminhar.
Se você fosse pego pela Santa Co
mpaña, O que você faria???

Nenhum comentário:

Postar um comentário